segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Mudança de Hábito

A repetição constante de um ato, bom ou mal, gera um hábito que dificilmente deixará de ser praticado.

Certa vez, incomodada com um mau hábito que estava a consumir as minhas forças vitais, fui levada a indagar. - “Como farei Senhor para vencer esse mau?”. Ao que Deus respondeu pronta e mansamente: “Cultivai, pois, bons pensamentos. Toda pessoa é moldada em conformidade com o seu alvo de contemplação, faça de mim o Seu alvo e com certeza obterá bons resultados”. As nossas ações são a representação daquilo que cultivamos em nossa mente, por isso Deus através de Paulo nos ensina - ”Transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Romanos 12:2. Vencer os maus hábitos exige esforço contínuo em abandoná-los, bem como o aprendizado e fortalecimento de hábitos saudáveis envolvem a mesma intensidade de esforço em praticá - los assiduamente, e isso se faz somando ato + ato até que resulte em um hábito.

“Fazei, pois morrer, a vossa natureza terrena... e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou”. Colossenses 3: 2 e 10. Não temos somente o dever de abandonar a prática do mau, mas também de fortalecer hábitos que aperfeiçoarão o nosso caráter para habitarmos nas cortes celestes. É certo que a salvação é gratuita, mas isso no sentido de que Deus, na pessoa de Seu amado Filho, pagou a dívida absoluta da transgressão da lei, preço que não teríamos condições de quitar, no entanto, não elimina do cristão o esforço que deve exercer para edificar um caráter simétrico a imagem de Seu Criador. Daí então entendermos o que Cristo disse, “Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, por ventura, uvas dos espinheiros? Ou figos dos abrolhos?”. Mateus 7.16.

Cada qual revela pelos seus atos o que tem acariciado na mente, se bons pensamentos, boas obras, se; porém, maus pensamentos, más obras. “Pois, onde estiver seu tesouro ali também estará o seu coração”. Mateus 6.21. "A mente de um homem ou de uma mulher não desce num momento da pureza e santidade para a depravação, corrupção e crime. Leva tempo transformar o humano no divino, ou degradar os que foram formados à imagem de Deus em brutais ou satânicos. Pela contemplação somos mudados. Embora formado à imagem do seu Criador, o homem pode de tal modo educar sua mente que o pecado que uma vez lhe pareceu repulsivo, tornar-se-lhe-á aprazível. Ao cessar de vigiar e orar, cessa de guardar a cidadela, o coração. ... É preciso manter guerra constante contra a mente carnal; e precisamos ser ajudados pela refinadora influência da graça de Deus, a qual atrairá a mente para o alto e habituá-la-á a meditar no que é puro e santo". Testimonies, vol. 2, págs. 478 e 479.

"O caráter não vem por acaso. Não é determinado por uma explosão de temperamento, um passo na direção errada. É a repetição do ato que faz com que se torne hábito e molda o caráter, seja para o bem ou para o mal. O caráter reto só pode ser formado pelo esforço perseverante e incansável, aperfeiçoando cada talento e capacidade confiados para a glória de Deus. ... Deus espera que edifiquemos caráter de acordo com a norma que pôs diante de nós. Devemos colocar um tijolo após o outro, acrescentando graça a graça, descobrindo nossos pontos fracos, e corrigindo-os de acordo com as orientações dadas. ..." Cuidado de Deus pág. 245.

"Deus nos dá força, a faculdade do raciocínio, tempo, para que possamos construir caráter sobre o qual Ele possa colocar o selo de Sua aprovação. Deseja que cada um de Seus filhos forme um caráter nobre, pela realização de atos nobres e puros, para que afinal possa apresentar uma estrutura simétrica, um belo templo honrado pelo homem e por Deus. ... Aquele que se quer transformar num belo edifício para o Senhor deve cultivar cada faculdade do ser. Somente pelo devido uso dos talentos é que o caráter se pode desenvolver harmoniosamente. Trazemos assim para o fundamento aquilo que na Palavra é representado como ouro, prata, pedras preciosas - material que suportará a prova dos fogos purificadores de Deus". Orientação da Criança, págs. 164-166.

Nenhum comentário:

Postar um comentário