segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O Acaso é o deus dos tolos


No ano de 2006, Carlos Alberto Parreira havia sido escolhido para ser o técnico da seleção brasileira. Eu gostei da idéia pelo fato dele ter sido o técnico da seleção em 1994, quando o Brasil ganhou o tetra campeonato na copa mundial. Qual não foi a minha surpresa e decepção, Parreira escolheu como tema da seleção brasileira uma música que dizia o seguinte: "O acaso vai me proteger enquanto eu andar distraído." - Pra mim Parreira assinou a derrota do Brasil com essa música. Afinal de contas quem pode contar com a vitória tendo como deus o "acaso"? - E foi por acaso que a seleção perdeu? - Definitivamente não. Nada é por acaso. Existe um porque da existência de todas as coisas. Podemos não saber todas as respostas;porém elas existem. Até mesmo uma folha de árvore não cai sem um propósito. E se não chegarmos a essa conclusão na jornada dessa vida, vã foi a nossa existência e vivemos, apenas para ter o desprazer de morrer.



Em contraste com o equivocado Parreira, está o admirável Albert Eisntein. De todos os cientistas renomados em todos os śeculos, esse é o que mais me chama atenção, pois Einstein não atribuía nada ao acaso. Esse era judeu, e o seu contato com a ciência o conduziu a perceber as evidências de um Ser Divino na natureza e em seus fenômenos. Uma de suas frases famosas diz o seguinte: "Você ṕode acreditar que na vida existem milagres ou, você pode acreditar que a vida toda é um grande milagre" - Muitos tem tentado associar Einstein à teoria da evolução das espécies. São apenas especulações que não se confirmam pela veracidade da história. Albert Einsten não atribuía a existência de todas as coisas à obra do acaso. Suas palavras ganhavam eloquência, quando todo seu embasamento se fundamentava em sua crença. Einstein é um exemplo por excelência de que Deus não é o limite da ciência. Muito pelo contrário Ele é a amplitude; portanto NEle, podemos encontrar todas as respostas.
Sei que parece loucura fazer uma comparação entre Parreira e Einstein, afinal de contas um é técnico de futebol e o outro era um cientista. A verdade é que não precisa ser um gênio da ciência para concluir que tudo quanto existe, não é obra casual. E podemos considerar a existência do acaso, somente quando o relacionamos com a nossa negligência e ociosidade em face dos nossos deveres esperando com isso obter bons resultados.Acaso Pode um atleta conquistar a vitória, sem com isso aplicar o corpo a uma dedicada disciplina? - Definitivamente não.




Nenhum comentário:

Postar um comentário